Seleção de alunos curriculares de extensão 2020.1 para os projetos da SAE

Estão abertas as inscrições para a seleção de alunos curriculares de extensão para diferentes projetos da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE-MN/UFRJ) em 2020.1.

O processo seletivo é direcionado a graduandos da UFRJ, dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, História e Pedagogia. A carga horária é de 8h semanais, sem bolsa, e as horas cumpridas são computadas como créditos de extensão para estudantes da UFRJ. Estudantes de outras universidades não poderão se candidatar.

Conheça os projetos para os quais é possível se candidatar e confira o quadro de vagas:

Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta

  • Resumo: O projeto consiste na formação de um clube de ciências formado por 26 estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. As ações são coordenadas por educadores da Seção de Assistência ao Ensino e contam com atividades promovidas por técnicos, docentes e discentes do Museu Nacional. O clube se reúne semanalmente e desenvolve atividades relacionadas às exposições e pesquisas do MN. O objetivo do projeto é promover a educação e a popularização da ciência, por meio da implementação das atividades educativas desenvolvidas.Pretende-se aproximar o museu e as escolas, estabelecendo uma comunicação dialógica, alunos como sujeitos ativos e participantes.
  • Atividades do extensionista: Os estudantes de graduação inseridos no projeto atuarão junto à Seção de Assistência ao Ensino no planejamento, execução, avaliação, registro e divulgação das atividades do Clube de Jovens Cientistas. Acompanharão o desenvolvimento dos estudantes da educação básica ao longo dos encontros e poderão apresentar oficinas referente às suas áreas de formação. Serão realizadas leituras que amparam teoricamente o projeto.
  • Número de vagas:  2 (sem bolsa)
  • Cursos de graduação: Serão aceitas candidaturas dos alunos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, História, ou Pedagogia 
  • Disponibilidade de horário exigida: 3ª e 5ª feira, de 13h às 17h.
  • Veja mais em: https://saemuseunacional.com/clube-de-jovens-cientistas-do-museu-nacional-ciencia-na-quinta/

O Museu Nacional na Quinta: Encontros com a Comunidade

  • Resumo: O projeto “Museu Nacional na Quinta: Encontros com a comunidade” tem foco na promoção de ações de popularização da Ciência na Quinta da Boa Vista aos domingos. A partir da coleção didático-científica da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional serão propostos temas e abordagens diversificados junto ao público. A coleção, que em 2019 completou 60 anos, praticamente não foi atingida pelo incêndio no Museu Nacional, mantendo a integridade da quase totalidade de seus itens. Diante da perda da maioria das exposições, a coleção didática ganhou ainda mais importância nas atividades da SAE. Serão realizadas também ações online que ampliem a interação em rede.
  • Atividades do extensionista: Planejamento e organização de ações educativas diversificadas a partir da coleção didático-científica da Seção Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN), promover e divulgar ações nas redes sociais da SAE/MN articuladas com o projeto, mediação junto ao público da Quinta da Boa Vista, produção e organização de registros para avaliação das atividades desenvolvidas.
  • Número de vagas:  4 (sem bolsa)
  • Cursos de graduação: Serão aceitas candidaturas dos alunos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, História, ou Pedagogia 
  • Disponibilidade de horário exigida: 4ª feira, de 13h às 17h + 1 domingo por mês
  • Veja mais em: https://saemuseunacional.com/2018/11/28/o-museu-na-quinta-encontro-com-a-comunidade/

O potencial pedagógico da coleção didática da Seção de Assistência  ao Ensino do Museu Nacional sob a perspectiva da interação interação dialógica entre museu x sociedade

  • Resumo: Coadunando com as premissas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na sua missão de promover um diálogo permanente entre Museu x Sociedade, através da ampliação do acesso e do atendimento aos diferentes públicos, considerando toda a sua heterogeneidade, este projeto prevê ações vinculadas ao apoio pedagógico à professores, educadores da educação básica, de instituições públicas e privadas, a partir de material didático disponibilizado a esse público pela Seção de Assistência ao Ensino. Reafirmando o seu compromisso institucional, a seção tem como uma de suas preocupações centrais a popularização do conhecimento científico. A partir de uma relação dialógica com professores da educação básica, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, o presente projeto busca contribuir na formação dos estudantes.
  • Atividades do extensionista: O trabalho dos estudantes extensionistas neste projeto pressupõe uma permanente imersão em trabalhos de pesquisa sobre as diferentes temáticas que envolvem as coleções zoológicas. Os eventos nos quais participamos requerem a pesquisa diária com planejamento de atividades e elaboração de material teórico de apoio, o que revela grandes contribuições à formação desses estudantes, que atuam junto aos docentes e utilizam a coleção, bem como ao público em geral nos eventos de popularização da ciência. As experiências proporcionadas pelo uso da coleção didática zoológica da Seção de Assistência ao Ensino oportunizam troca de saberes, onde equipe (pedagogo, biólogo e estudantes de extensão) ensinam e aprendem em uma interação dialógica, onde diferentes conhecimentos são compartilhados.
  • Número de vagas:  2 (sem bolsa)
  • Cursos de graduação: Serão aceitas candidaturas dos alunos de Ciências Biológicas 
  • Disponibilidade de horário exigida: 2ª ou 4ª, de 8h às 12h ou de 13h às 17h
  • Veja mais em: https://saemuseunacional.com/material-de-emprestimo/
Quadro de vagas
ProjetoCursosNº de vagasDisponibilidade exigida
Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na QuintaCiências Biológicas, Ciências Sociais, História, Pedagogia  23ª e 5ª feira, de 13h às 17h
O Museu na Quinta: Encontros com a ComunidadeCiências Biológicas, Ciências Sociais, História, Pedagogia44ª feira, 13h às 17h, mais 1 domingo por mês.
O potencial pedagógico da coleção didática da Seção de Assistência  ao Ensino do Museu Nacional sob a perspectiva da interação interação dialógica entre museu x sociedadeCiências Biológicas22ª ou 4ª, de 8h às 12h ou de 13h às 17h

Para se candidatar a uma das vagas, envie seu currículo para sae@mn.ufrj.br até o dia 12/02/2020, informando no assunto a palavra “CURRÍCULO” e no corpo do e-mail para qual projeto deseja se candidatar. Os candidatos aprovados na análise de currículo serão chamados para entrevista, a ser agendada entre os dias 17/02 a 20/02/2020. Os selecionados nesta etapa inciarão as atividades em março/2020. Veja o cronograma:

Cronograma
Envio de currículos05/02 a 12/02/2020
Entrevistas17/02 a 20/02/2020
Inicio das atividades02/02 a 06/02/2020, conforme agenda do projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s