“O MUSEU NACIONAL VIVE NAS ESCOLAS”-VAGAS PARA SETEMBRO. NÃO FIQUE FORA DESSA!!!

O projeto “O Museu Nacional Vive nas Escolas” visa proporcionar atividades educativas e culturais junto aos alunos de escolas públicas e particulares, a partir da interação direta com a coleção didático-científica da Seção de Assistência ao Ensino- SAE e da mediação dialógica feita pelos educadores museais, mediadores e técnicos do Museu Nacional-MN.

A SAE busca manter vivo o vínculo construído ao longo de mais de 90 anos com as escolas, pois o incêndio ocorrido no Museu Nacional constituiu uma grande ruptura nas relações entre o MN e as unidades de ensino.

Este projeto consistirá de 1 (uma) mostra composta por cerca de 30 objetos da Coleção Didático-Científica da SAE e tem como objetivo, promover a educação, a popularização das ciências, ampliar o acesso da comunidade escolar ao patrimônio científico-cultural e possibilitar situações que estimulem a construção de novas aprendizagens.

1.Orientações Gerais

1.1 Critérios para participação

1.1.1. Podem participar do projeto escolas públicas e particulares de Educação Básica situadas a no máximo 50 km do Museu Nacional (Quinta da Boa Vista, s/n° – São Cristóvão, Rio de Janeiro). Sendo considerado para o cálculo, a via principal de acesso do MN até a unidade de ensino.

1.1.2. A escola deve disponibilizar uma área coberta ou fechada de no mínimo 25m2 para a realização das atividades do projeto. Solicitaremos que as escolas contempladas enviem imagens do espaço no qual serão realizadas as atividades do Museu.

1.2. Do Sorteio

1.2.1. Os sorteios serão realizados mensalmente, sendo contempladas 4 unidades de ensino por mês (3 escolas públicas e 1 escola privada).

1.2.2. Para participar é necessário que a instituição seja inscrita por meio do preenchimento do formulário eletrônico do mês correspondente, pois as inscrições não serão aproveitadas para o mês seguinte.

1.2.3. Será considerada apenas uma inscrição por escola e cada unidade de ensino poderá ser contemplada apenas uma vez por ano. Unidades diferentes de uma mesma instituição serão consideradas como inscrições diferentes.

1.2.4. Será divulgada uma listagem com todas as escolas públicas e particulares inscritas, nas redes sociais da SAE, atribuindo a cada uma, um número de inscrição que será utilizado no sorteio, excluindo-se repetições caso haja mais de uma inscrição por unidade de ensino.

1.2.5. A cada sorteio serão sorteados, primeiramente 6 escolas públicas, sendo as 3 primeiras contempladas e as 3 seguintes ficarão em lista de espera. Em seguida, serão sorteadas 2 escolas privadas, sendo a primeira contemplada e a segunda em lista de espera. Assim, ao todo serão sorteadas 8 escolas, de modo que destas 4 serão contempladas e 4 ficarão em lista de espera.

1.2.6. As escolas sorteadas para lista de espera (3 públicas e 1 particular) poderão participar mediante cancelamento por parte da instituição contemplada ou no caso de uma delas não apresentar as condições necessárias para a implementação do projeto.
1.2.7. A data da ida do Museu Nacional à escola respeitará a ordem do sorteio.

1.3. Da atividade na escola

1.3.1. A atividade será realizada de 10h às 15h e podem participar da mesma no máximo 150 pessoas por hora, divididas em grupos.

1.3.2. A mostra será composta por cerca de 30 itens da Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino, selecionados de acordo com os interesses da escola sorteada. A seleção dos itens será feita no formulário de inscrição.

1.3.3. Os itens serão expostos em 4 mesas, acompanhados de um painel de apresentação do projeto e do Museu Nacional.

1.3.4. A atividade contará com a presença de educadores museais, mediadores e técnicos do Museu Nacional.

1.3.5. Será solicitada autorização para uso de imagem dos alunos.

1.4. Do resultado

1.4.1 O resultado será divulgado nos endereços eletrônicos: no blog saemuseunacional.com; facebook: https://www.facebook.com/saemuseunacional/ e instagram: @saemuseunacional

1.4.2. A Seção de Atendimento ao Ensino- SAE entrará em contato com as escolas contempladas por meio de telefone e/ou email, em acordo com os dados informados no Formulário de Inscrição sendo de responsabilidade da unidade educacional, o correto preenchimento do mesmo.

2.Cronograma de inscrições referente ao mês de SETEMBRO:

EventosDatas
Período de inscrições05 de AGOSTO de 2019 a partir das 18 hs até o dia 11 de AGOSTO, às 23:59.
Divulgação da listagem contendo os nomes das escolas elegíveis12 de AGOSTO, às 12 horas
Sorteio online12 de AGOSTO, às 14 horas
Publicação do resultado 12 de AGOSTO , após o sorteio
Datas para ida às escolas06, 13, 20 e 27 de SETEMBRO de
2019

Observação: Cronograma sujeito à alteração.

3. Das Disposições Finais:

3.1. As ocorrências não previstas e os casos omissos serão resolvidos pela equipe de servidores da Seção de Assistência ao Ensino em conjunto com a Coordenação de Extensão do Museu Nacional.

3.2. No caso de áreas conflagradas, as condições de segurança para realização do projeto serão avaliadas pela equipe.
3.3. A inscrição das unidades de ensino implicará no conhecimento das regras contidas nestas orientações e aceitação das condições estabelecidas.

3.4. O projeto poderá sofrer alterações, atualizações ou acréscimos, sendo de responsabilidade das unidades de ensino, o acompanhamento das publicações em nossas redes sociais.

3.5. Os interessados podem tirar dúvidas pelo email: mnvivenasescolas@mn.ufrj.br.

4. Formulário eletrônico

Clique aqui: https://forms.gle/QG3ky7ZGLgEAjpnZA

Acompanhe o sorteio e demais ações do projeto em nossas redes sociais: (blog: saemuseunacional.com; facebook: https://www.facebook.com/saemuseunacional/ e instagram: @saemuseunacional)

2 Respostas para ““O MUSEU NACIONAL VIVE NAS ESCOLAS”-VAGAS PARA SETEMBRO. NÃO FIQUE FORA DESSA!!!

  1. Obrigada.Muito triste por nossa escola não poder participar. Somos de Cabo Frio e ultrapassa os 50Km . Desejamos sorte e tudo de bom para o nosso Museu tão amado que já deu tantas alegrias ao  nossos alunos.Abraços em todos.Sueli PanagioCentro Educacional Eugênia Nolasco de Souza

    • Prezada Sueli,

      Agradecemos o carinho, também ficamos tristes pelo projeto ainda não contemplar escolas que estejam em regiões mais afastadas.
      Acompanhe nossas redes sociais pois estamos constantemente realizando ações e projetos, esperamos, em breve, contar com sua participação.

      Att.,
      Seção de Assistência ao Ensino-MN/UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s